Exemplificando: em um dos meus primeiros empregos, eu cheguei a trabalhar em um bureau de serviços / gráfica rápida aqui na cidade de João Pessoa/PB. Era uma franquia voltada para recarga de cartuchos de impressora que possuia uma gama de “agregadores de valor”. Porém, nas duas unidades de João Pessoa ocorria o inverso. A recarga dos cartuchos é quem agregava valor aos serviços gráficos. E como a franquia nacional não sabia como lidar com esse fato, deixava nas mãos dos proprietários locais (que não tinham a devida noção da importância do design até mesmo para a subsistência do negócio). Dentre as dezenas (ou milhares) de absurdos, teve um que é impossível esquecer. Um determinado cliente solicitou o serviço de criação de identidade visual para sua agência de turismo que ficava na Suíça. Além do logotipo, toda a papelaria da empresa foi criada. Esse é o tipo de serviço que, só a criação, não sai por menos que R$ 3 mil reais (podem pesquisar em agências / studios / freelancers confiáveis e respeitáveis). De acordo com a nova tabela da ADEGRAF (que citarei mais abaixo), seria um serviço que custaria por volta de R$ 6 mil reais. E sabem qual foi o desfecho? TUDO ISSO SAIU POR R$ 60!!! Apesar de eu e o outro colega de trabalho não concordarmos e não participar do orçamento dado, fomos coniventes. A desculpa dada era que “as ARTES (nome comum e nada a ver dado para denominar os LAYOUTS) seriam “O CHAMA”, e o cliente iria imprimir tudo lá” (Juro como estas foram as palavras usadas pelos antigos donos).
Moral da história: o cliente saiu satisfetíssimo, investiu R$ 60 em um trabalho muito bem executado, todo feito em Corel (o que não é motivo de orgulho, o motivo foi a exigência) e foi para Suíça ganhar muitos euros SEM IMPRIMIR UMA ÚNICA FOLHA DE PAPEL.
Para evitar esse tipo de crime, a ADEGRAF (Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal) lançou a Tabela Referencial de Valores 2013/2015. Essa tabela foi criada com o objetivo de ajudar a todos os designers que sentem essa dificuldade de fazer rápidos cálculos e definir os valores dos projetos a serem executados. O principal público dela é justamente o que mais sente dúvidas: os estudantes e/ou profissionais com menor tempo de mercado. Inclusive, é sugerido nessa tabela que este últimos concedam descontos devido a menor experiência na produção gráfica. Não que profissionais de longa data não precisem, mas é mais comum o primeiro exemplo precisar dessa ajudinha. O link para download da tabela é esse.
Apesar dos valores serem “relativamente” altos, são extremamente justos. Não só a criatividade dos designers está em jogo. A reputação da marca está em jogo, a identidade do cliente e do designer está em jogo. E o valor do projeto não é apenas o dinheiro que entra no caixa, é a quantia que irá pagar a energia elétrica, a água, o aluguel e toda uma gama de obrigações que o designer tem todo santo mês. Portanto, o post de hoje visa ajudar a todos aqueles que precisam de uma mãozinha para darem seus orçamentos e tentar fazer com que a classe se una e torne mais justo o mercado que chega a ser cruel em determinadas regiões (vide João Pessoa, que é possível encontrar logotipos por R$ 30 reais “no menino da xérox”!).
Nota: Ao citar o termo prostituição, o autor do texto não visa denegrir a imagem daqueles que ganham a vida com essa prática sexual. O termo prostituição aqui utilizado serve apenas como comparativo e indicativo para aqueles profissionais que “se vendem”.
2 respostas em “A tabela da Adegraf (e a eterna luta contra a prostituição)”
O difícil é convencer os designers amadores a seguirem esses valores!
Eu acredito que é por falta de regulamentação mesmo. Já vi muito designer “amador” com 20 anos de profissão vender serviço de 3mil por 100 reais