Além disso numa wiki, tudo está conectado, e a cola que mantém tudo funcionando chama-se hiperlink. Assim, através de um único artigo, você pode visitar dezenas, sem a necessidade de fazer uma nova pesquisa. Tudo com simples cliques.
Hoje, com a internet, parece não existir mais uma verdade absoluta e imutável, e sim a construção do conhecimento coletivo, através de informações e experiências de todos. Mas não fique alegrinho, achando que é só sair navegando e aproveitando toda essa “informação democrática”. Lembre-se que, nas wikis, todos podem editar o conteúdo e nem sempre essas alterações são bem intencionadas.
Então, o que fazer para não apanhar informação errada? Seja crítico. Principalmente se o assunto for completamente desconhecido para você. Busque em várias fontes, até que o conteúdo encontrado seja suficiente para transmitir confiança.
“Ah, tá bom, e dá pra confiar em tudo que a Wikipédia diz?” (como se ela nunca tivesse salvo sua vida) Como já falamos, o conteúdo colaborativo tem suas desvantagens. É verdade que existe muita “desinformação” espalhada por seus artigos, eu mesma já me deparei com alguns. Mas sem dúvidas, ela vai ser, quase sempre, a primeira referência que você procura quando faz uma pesquisa. É um ponto de partida, é a grande fonte de pesquisa, mas não é a única na web.