Falta pouco mais de uma semana para o domingo de Dia dos Pais, essa data comercial bonita em que filhos presenteiam seus pais como um símbolo de agradecimento por todo amor e carinho que ganham deles. No entanto, há sempre aqueles pais cujas condutas não são tão, hã, dignas de agradecimento assim. E se eles existem na vida real, também estão presentes na ficção. Então aqui vai um top 5 de pais da televisão que não merecem ganhar presente:
5 – Don Draper, Mad Men
O Don, às vezes, até tenta ser um bom pai e se aproximar dos filhos. Viagens à Disneylândia e ingressos para ver os Beatles estão entre os gestos mais afetuosos do publicitário. Ele é bem intencionado, mas em meio aos seus inúmeros casos extra-conjugais, a obsessão com o trabalho e o vício no álcool, acaba machucando e afastando suas crianças. A pequena Sally Draper, por exemplo, provavelmente precisará de uns bons anos de terapia para superar o trauma de flagrar seu pai na cama com a vizinha. E isso por si só já é o bastante para fazê-lo entrar na lista.
4 – Bart Bass, Gossip Girl
Pais de séries teens nunca são grandes exemplos de paternidade, mas Bart Bass se destaca dos outros por sua total falta de afeto destinado a seu filho, Chuck. Além de ser ausente na vida do garoto, o privou de contatos com sua mãe (inventando que ela havia morrido), afirmou inúmeras que ele não lhe dava orgulho e ainda forjou a própria morte. Retornou anos depois e tentou matar o único filho.
3 – Philip Bauer, 24 horas
Jack Bauer combateu vários bandidos e terroristas internacionais em seu trabalho na CTU, mas um dos mais perigosos ele precisou enfrentar em casa. Seu pai, Phillip, conspirou no assassinato do presidente Palmer, encomendou a morte de vários agentes federais, contrabandeou reatores nucleares, sequestrou seu neto e tentou matar seus dois filhos.
2 – Aaron Echolls, Veronica Mars
No piloto da série, Veronica acusa Logan Echolls de ser um “psicótico” de sua escola. Mal ela sabia que Logan, filho de um astro do cinema, era quem sofria, desde criança, com os abusos de um pai psicopata. Aaron Echolls espancava o filho, levou sua mulher a a cometer suicídio, e ainda teve um caso com (e assassinou!) Lilly Kane, a namorada de Logan.
1 – Todo os pais de Game of Thrones
A história de Game of Thrones envolve dinastias, brigas pelo poder, guerras, dragões, mortos-vivos, e mais um bocado de coisas da Idade Média e da fantasia. Não é, realmente, um contexto onde podemos encontrar pais amorosos e filhos satisfeitos. Mas os pais da série vão além da dureza esperada: Stannis Baratheon deixa sua filha criança trancada e escondida de todos, Craster toma suas filhas por “esposas”, Tywin Lannister forçou seus filhos a fazerem casamentos (no mínimo) indesejáveis e os humilha, Ballon Greyjoy deixou seu filho abandonado com uma família inimiga… Não há um que se salve nos Sete Reinos de Westeros e nas terras além da muralha. Nem um concorrente que pudesse tomar esse primeiro lugar.
E vocês, o que acham? Algum outro pai deveria entrar na lista e ficar sem presente? 😉
Postado por
Raíza Pacheco
Estudante de Jornalismo da UFPB, quis ser jornalista por causa da Lois Lane (mas não contem aos meus pais). Louca por cultura pop, onipresente na internet, fã do drama e rainha dos exageros, assisto mais televisão do que o normalmente aceito pela sociedade, e se você não gosta de séries, senta aqui que precisamos ter uma conversa séria.