Categorias
Fotografia Variedades

Os Verdadeiros Ciganos do Mar

Um grupo étnico de origem malaia pouco conhecido são os Bajau, ou como é popularmente chamado, os nômades marinhos, que fazem de cada mar uma casa diferente. Os ciganos do mar são comumente encontrados entre a Indonésia e as Filipinas, hoje eles sofrem um grave risco de extinção pois são acusados pelos governos locais de caça predatória ilegal e destruição de ecossistema natural, sendo assim, obrigados a viver em terra firme.

Origem histórica relatada no século IX, sempre viveram sobre a água, seja em canoas que serviam como casas, ou em bangalôs. Como a única forma que os Bajau têm para sobreviver é a pesca e a extração de pérolas, as autoridades afirmam que eles não respeitam as leis ambientais, muito menos as épocas de reprodução e desova. Sem escolha, os últimos membros desse grupo optam por morar em casebres à beira-mar, tentando sempre dar prioridade aos costumes ensinados por seus ancestrais.

James Morgan é um fotógrafo que, por muitas vezes, teve seu trabalho exposto no National Geographic e na BBC. Suas imagens são muito usadas pelas campanhas da WWF, sendo divulgadas pelo mundo inteiro. James embarcou na aventura de registrar a vida desse povo histórico e, como é de se imaginar, fez um trabalho incrível.

ok1 ok2

Os pescadores e nativos parecem ser parte integrante do mar, conseguindo mergulhar cerca de 20 metros de profundidade e ficar, mais ou menos, cinco minutos sem respirar.

ok3

Eles costumam nadar apenas com óculos e, no máximo, pé de pato.

ok4

As crianças têm como quintal o mar.

ok5

Por causa da alta profundidade que eles conseguem mergulhar, muitos sofrem de surdez precoce.

ok6

Por Bianca Xavier

Graduanda de Mídias Digitais pela UFPB, social media, pseudo niilista, sempre tentando decidir alguma coisa, muitas vezes não decidindo nada.

Uma resposta em “Os Verdadeiros Ciganos do Mar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.