Você sabe quais discos completam 20 anos em 2015? Listamos para vocês cinco discos que comemoram aniversário, e que talvez já tenha escutado algum deles.
1. Mamonas Assassinas
Money que é good nóis num have (HEAVY!)
Em Junho de 1995, o grupo Mamonas Assassinas lançava seu primeiro e único álbum, intitulado com o nome da banda, o disco estreou com o recorde de 25 mil cópias vendidas em menos de 12 horas, tal marca nunca foi batida no Brasil em todos esses anos.
O álbum trouxe nova forma de letras e estilos diferentes para a época, fazendo referências o tanto quanto inesperados em suas músicas, como na faixa “Chopis Centis” inspirada em “Should I Stay Or Should I Go” do The Clash, “Uma Arlinda Mulher” inspirado no famoso filme “Uma Linda Mulher” e com instrumental referência de Fake Plastic Trees e Creep do Radiohead. Algumas músicas do álbum foram excluídas por conter palavras de baixo calão, como a música “Não Peide Aqui, Baby” que fez referência a música “Twist and Shout” dos Beatles, que na verdade foi uma sátira a canção da banda britânica.
Escute o album completo.
https://www.youtube.com/watch?v=bABEC6nFe64
2. Foo Fighters
Primeiro álbum da banda foi lançado em Julho de 1995. O disco surgiu a partir de uma demo gravada pelo vocalista Dave Grohl, onde o músico tocava todos os instrumentos e foi gravada logo após a saída dele da banda Nirvana, as canções também foram escritas durante a mesma época.
Dave convocou amigos para participarem da banda para poder divulgar nos lugares tocando ao vivo, chamando o guitarrista Pat Smear, que na época tocava no The Germs, o baixista Nate Mendel que tocava na banda Sunny Day Real Estat juntamente com o baterista William Goldsmith. “This Is Call” foi o carro chefe do álbum e popularizou a banda.
Dá play no album completo.
https://www.youtube.com/watch?v=9b9foEe3Sjk
3. Radiohead – The Bends
“The Bends” é segundo álbum da banda Radiohead que teve estreia em Março de 1995, conquistou crítica e público, chegando ao topo da UK Albums Chart e sendo considerado, pela revista Rolling Stone, um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.
O disco mostra raiva, critica ao mundo e o som pesado que as guitarras podem ter ao entrelaçar com a voz do vocalista Thom Yorke. Músicas como Fake Plastic Trees, Just e Street Spirit foram singles de sucessos do álbum, marcados e aclamados pelos fãs nos shows da banda. “Fake Plastic Trees” foi utilizada em campanha publicitária sobre a síndrome de Down no Brasil e na trilha sonora do filme Bruna Surfistinha, sendo liberada somente após a banda assistir ambos os filmes.
Escute o álbum completo.
4. Oasis – (What’s the Story) Morning Glory?
O que falar desse álbum que considero pakas?
O segundo disco da banda britânica Oasis foi lançado em Outubro de 1995, a banda superou as expectativas dos críticos da época que achavam que eles não superariam o sucesso do álbum de estreia o “Definitely…”. É o terceiro disco mais vendido nos últimos 20 anos na Inglaterra atrás somente de Queen e The Beatles.
O disco explode com o ritmo da “Roll With It” e pesa com “Hello”, faixas que abrem o disco. Músicas como Wonderwall, Don’t Look Back in Anger marcaram o álbum e os fãs em todos esses anos. Arte da capa foi tirada durante a turnê da banda em Londres.
Escuta todo o álbum.
http://youtu.be/9D9JzX4LPwU?list=PL78D8E21C66E50FE2
5. Pato Fu – Gol de Quem?
Segunda banda brasileira da lista (e sou apaixonada!!! <3), “Gol de Quem?” é o segundo disco da banda Pato Fu com estilo rock alternativo, a revista Time considerou o grupo como uma das dez melhores bandas do mundo. O álbum inteiro levou um mês de gravação á finalização, contou com “Vida de Operário” que leva referência a banda Excomungados e Ob-la-di-ob-lá-da trazendo referências aos britânicos The Beatles.
Escuta o álbum completo:
Curtiu? Deixa nos comentários qual disco gostou mais! Até mais =)