O que mal sabia o pobre Willy é a confusão que geraria seu nome, seus apelidos e sua fama.
Arte por: Bruno Baldibia |
Toda a história enrolada começou quando marinheiros espanhóis avistaram um grupo de orcas atacando e matando baleias em várias situações diferentes, logo a chamaram de assassina de baleias… Certo, até ai sem problemas: a orca está no topo de sua cadeia alimentar e baleias fazem parte do menu principal junto a outros famosos da vida marinha, como o flipper, o nemo e o tubarão.
Devido a uma tradução errada do espanhol para o inglês, esta Serial Killer de baleias passou a ser chamada de baleia assassina (killer whale), o apelido pegou tanto que até os espanhóis passaram a chamá-la assim, eternizando essa fama de cruel destruidora de lares.
Mas sabe o que é pior? A baleia assassina nem ao menos é uma baleia. A orca pertence à família delphinidae, sim, é isso mesmo que você está pensando: a baleia assassina é na verdade um (Dolphinho) Golfinho, prima desses que vocês amam e que tem a fama de mocinhos protetores de humanos.
Injusto, não? Sua grande habilidade para caça também ajudou a fomentar todo o estigma sobre seu nome.
Compartilhe informações sobre esse animal extraordinário com seus amigos, afinal, essa é a história de Willy, mas… poderia ser a sua. 😉
Lucas Ramalho