Categorias
Áudio & Vídeo Filmes

Top 5 – Adaptações: Do livro para o cinema

Menos de um ano após a publicação de O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald vendeu os direitos do livro para uma versão cinematográfica por $16,666. Nenhuma cópia desse filme existe hoje, mas pode ter sido por bem! Conta-se que Fitzgerald e sua esposa Zelda estavam tão descontentes que sairam no meio da sessão de estréia.
Alguns filmes seguem à risca os livros e até impressionam pela forma como representaram certas passagens. Já outros parecem arruinar para sempre a história original. O Grande Gatsby estreia agora em maio e parece que ainda não foi dessa vez que acertaram na adaptação do romance. Mas é nesse clima de adaptações que separamos uma seleção de 5 filmes adaptados de livros. ito.
 
Os grandes clássicos como OPoderoso Chefão,Laranja Mecânicae Bonequinha de Luxo ficaram de fora, assim como as franquias de Harry Potter e Senhor dos Anéis. Os escolhidos se destacam pela forma como foram adaptados, mantendo sempre as características de seus originais e, embora recentes, podem ser menos conhecidos e talvez causar surpresa por serem resultados de adaptações.

5– Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)


Okay, HQ não é livro, mas o resultado dessa adaptação ficou tão divertida com referências ao mundo dos quadrinhos e dos video games, que ele não poderia deixar de estar aqui! Baseado na HQ de mesmo nome, Scott Pilgrim é o guitarrista da Sex Bomb-Omb, sua banda de garragem, vive com seu amigo engrassadíssimo em um quarto minúsculo e deve derrotar os sete super ex-namorados para ganhar o coração de Ramona Flowers.



4– O Fantástico Senhor Raposo (2009)


Roald Dahl é autor dos livros infantis A Fantástica Fábrica de Chocolate, Matilda eJames e o Pêssego Gigante. Wes Anderson é conhecido por seus filmes de humor peculiar e de personagens desconexos como Os Excêntricos Tenembauns (2001) e Moonrise Kingdom (2012). A junção desse dois só podia resultar em uma animação excêntrica, diferente e, talvez, que agrade mais ao público adulto que ao infantil. O senhor Raposo e sua família vivem em uma árvore e, com a proximidade do nascimento de seu filho, ele promete a sua esposa que deixará a sua vida de roubo de galinhas para se tornar um respeitável jornalista. Porém, sua vida como colunista se tornar difícil com a proximidade de três novas fazendas, que o levam a voltar a sua vida de ladrão de galinhas às escondidas. E então os fazendeiros se reunem para captura-lo.

 

3– Sangue Negro (2007)


Melhor exemplo de que filme pode ser melhor que o livro. Primeira decisão sábia de Paul Thomas Anderson, diretor do longa, foi trocar o título do livro que é baseado – Oil!(Petróleo,em português) por There Will Be Blood.Muito mais atraente, certo? Vencedor dos prêmios de melhor fotografia e melhor ator principal, o filme foca na história do explorador pioneiro de petróleo Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis)e em sua ganância.

 

2 – Desejo e Reparação (2007)


Baseado no livro de mesmo nome de Ian McEwan – também roteirista do longa – e brilhantemente adaptado por Joe Wright, resposável por outras grandes adaptações como Orgulho e Preconceito(2005) e Anna Karenina(2012). Briony (Saoirse Ronan, indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante), uma garota de 13 anos, muda o curso de várias vidas ao acusar o amante de sua irmã de um crime que não cometeu. Ao perceber seu erro, a garota já adulta resolve reparar os danos causados na vida do casal. O filme é dividido em quatro partes, assim como o livro, e algumas cenas são mostradas várias vezes através de diferentes perspectivas que revelam a grande repercussão dos atos de uma menina. Indicado a seis Oscars e vencedor de melhor trilha sonora original.

 

1– Onde Vivem os Monstros (2009)


Dirigido por Spike Jonze e baseado em um pequeno livro infantil, daqueles com muitas ilustrações e que pode ser lido em menos de 5 minutos. O longa de quase 2 horas foi capaz de extrapolar cada página e mostrar significados muitas vezes ocultos nas poucas páginas do livrinho. O resultado é uma história sobre infância e amadurecimento que pode emocionar mais adultos do que divertir crianças. Max Records é colocado de castigo pela mãe e então resolve fugir de casa, pega um barco e, depois de mais de um dia no mar, encontra uma ilha. Ele descobre que monstros habitam essa ilha e os convencem de que ele é o rei deles. Após algum tempo, Max decide que é hora de deixar a ilha e voltar para casa.


Postado por

Minna Miná

Estudante de Comunicação em Mídias Digitais na UFPB e ilustradora, publico meus trabalhos na internet desde 2008 e encontrei no meio uma forma de obter retorno e conhecer novos artistas. Adoro filmes, leio sobre filmes, faço resenhas sobre filmes aqui no blog e nas horas vagas, adivinhem só, amo ir ao cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.