O Brasil receberá ao longo dos próximos 3 anos uma infinidade de eventos de proporções mundiais nos campos da religião, cultura e esportes. Porém, a mídia tradicional (e a maior parte da massa nacional) vem dando um foque maior na Copa do Mundo Fifa 2014, afinal, o Brasil “é o país do futebol”. E hoje foi lançado mais um material oficial para a Copa 2014, o pôster oficial. Anteriormente já foram lançados o Logotipo Oficial, o Mascote Oficial e alguns Pôsteres Individuais de cada sede, entre outros materiais.
O poster oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 foi lançado em uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro e contou com a presença de diversas autoridades, esportistas e jornalistas. Segundo Jérome Valcke, secretário-geral da FIFA, “O cartaz é um ótimo exemplo da grande capacidade criativa do Brasil. A proposta ganhadora sem dúvida servirá como um esplêndido cartão de visita para a Copa do Mundo da FIFA 2014, que começará em 498 dias. Com muita emotividade, o cartaz destaca a importância e o brilho do torneio, assim como o fascínio gerado pelo futebol”. Já a “nossa” Marta Suplicy, Ministra da Cultura (que entende MUITO de futebol, design e aeroportos… só que não!), disse que “É diferente, brasileiro, criativo e ousado. Tem a nossa imensidão, capta nosso ritmo e nossas cores.”
Cartaz original da XX Copa do Mundo FIFA de Futebol, em 2014, no Brasil. |
Eu, particularmente, não vou criticar a escolha 100%. Não sei como foi escolhida, não sei o que foi passado e tampouco quanto custou. Ele é até bonitinho, simpático. Mas dizer que ele mostra a criatividade do Brasil? E dizer que tem as nossas cores? Menos né?! Alguns elementos me incomodam muito, como essa bendita cor vermelho, como a posição da bola estar imediatamente em cima do Uruguai (nosso carrasco na Copa de 50), e sem falar nessa imensidão de espaços em branco ao lado dos patrocinadores, com o logotipo (mais feio de todos os tempos) oficial da Copa.
O que na minha opinião salva “nossa” demonstração de criatividade para o mundo são alguns dos 12 cartazes feitos por cada sede da copa. Alguns muito bons, como o de Manaus, o de Recife, o de São Paulo e o de Salvador, outros nem tanto, como o do Rio de Janeiro, Natal e Belo Horizonte.
E vocês leitores, concordam comigo ou discordam? Acham criativos, bonitos e “a cara do Brasil”? Contem aí pra gente a opinião de vocês sobre os layouts dos cartazes escolhidos para a Copa de 2014.